terça-feira, 25 de maio de 2010

Recomendo...

O post "recomendo..." desta semana vai em homenagem a Lost, que teve seu fim no último domingo, por mais que a série seja extremamente conhecida e divulgada fica a vontade de compartilhar com quem não tenha visto ou tenha deixado de ver ao longo dos 6 anos em que ela esteve por aí.
Sobre isto é bom dizer, muitas pessoas realmente abandonaram a série após seus três primeiros anos, as razões são diversas e vão desde "eles só ficam naquela ilha, não saem para nada" e "aquilo é muito complicado". Minha recomendação é ainda mais forte para estas pessoas, assistam! Dêem uma nova chance, se possível revejam desde o começo porque com certeza ao fim da 6ª temporada um sentimento de satisfação ficará latente.
Lost se popularizou (e adquiriu "odiadores") por trazer ao espectador perguntas que até então ele não estava acostumado a responder. Abordagens filosóficas, religiosas, éticas e tantas outras que fugiam do mais-do-mesmo que havia até sua estréia. Lost fez seus fãs pensaram, discutirem, brigarem, teorizarem a cada episódio criando na vida real um grande Oceanic 815 reunindo todos os que se renderam aquele estilo espetacular de divertir.
Evitarei falar muito sobre o final para evitar estragar a surpresa de quem ainda não tenha visto, mas a forma encontrada pelos produtores de dar desfecho a trama foi satisfatória sob um ponte de vista que considera seis anos de perguntas e mais perguntas que não poderiam ser respondidas por completo nem em mais seis anos. Os roteiristas seguiram uma linha mais segura ao inves de algo espetacular, terrível ou enigmpático (que eram opções que me agradavam mais em minhas pseudo-teorias particulares).
Em mim ficou um vazio terrível por saber que não mais escutarei "previously on Lost" toda semana, ou esperarei 8 meses para escutar de novo. Um instinto de fã me faz pensar que a melhor saída teria sido fazer um final com um grande e misteriosos gancho e colocar o programa de molho por uns anos. Durante este período a vida seguiria, os roteiristas renovariam as idéias e após algum tempo decidiram se terminariam com um longa metragem ou dariam continuidade a série. Mas isto soa muito mais como um exemplo de negação de alguém que perdeu algo muito valioso e não quer acreditar que acabou...

Comentem o que acham da série e exponham suas teorias.


2 comentários:

  1. Vídeo feito pelos produtores do seriado, com sátiras aos "possíveis" finais alternativos de Lost: http://www.youtube.com/watch?v=YyKyjeRodd4&feature=player_embedded

    ResponderExcluir
  2. hheheh...eu tinha visto. A parte em que aparece o Jabob junior atraz do apresentador é perfeita!

    ResponderExcluir