quinta-feira, 13 de maio de 2010

Eles pedem desculpas...




(lá vou eu de novo) Tente em um momento oportuno pesquisar em sites de busca os termos "igreja" e "desculpas" juntamente, cheque os resultados e reflita um pouco.



Como certeza você irá encontrar informações como as mostradas abaixo:

"Igreja Católica do Chile pede desculpas por abusos de crianças"

"Igreja Católica no México pede desculpas por casos de abuso contra crianças"

"Igreja Católica desculpa-se por abusos sexuais na Alemanha"

"Papa pede desculpas pelos padres pedófilos da Austrália"

E ainda:

"A Inquisição é um capítulo doloroso do qual os católicos devem se arrepender"

"Aos povos nativos das Américas, pediu desculpas pelos "desatinos" dos missionários."

"Às vítimas do holocausto, expressou em 1998 o arrependimento de que os cristãos não tivessem mostrado a necessária "resistência espiritual" diante da perseguição nazista."

"Às outras religiões cristãs, "perdão, em nome de todos os católicos, pelos erros causados a não-católicos ao longo da história."

"Sobre as mulheres, admitiu que "não poucos" membros do clero foram culpados de discriminação"

"a violência, o proselitismo e o fanatismo em nome da religião"

"perdão pelos sofrimentos infligidos aos judeus em nome da religião"

Estas últimas fazem parte do documento "Memória e Reconciliação: a Igreja e as Culpas do Passado" publicado pela igreja católica em 2000.

Ler sobre este assunto me dá a impressão de que o vaticano tem como principal hobby banalizar o significado do termo "desculpa". É comum se desculpar quando se tromba em alguem na rua ou quando se pisa sem querer no pé de um colega, não quando se pratica atos absurdos e desumanos durante 2000 anos.

Porém, pedidos de "desculpas" deveriam também partir de instituições financeiras como a Igreja Universal do Reino de Deus pela alienação sistematizada e pelo roubo descarado junto a seus seguidores, na verdade esta culpa recai também sobre a própria igreja católica e sobre (provavelmente) toda e qualquer instituição religiosa existente.

O mundo não precisa da religião e suas desculpas, veja que falo em religião e não espiritualidade, que são coisas completamente diferentes. Acreditar em algo superior é natural do ser humano, porém não é regra. Instituições religiosas deturpam este conceito de espiritualidade e passam a utilizá-lo sob forma de medo, extorsão e controle de opinião vestidas sob um manto branco e rodeadas de ouro e hipocrisia.

E olhem quem nem citei as cruzadas.

Um comentário:

  1. RELIGIÃO deriva do termo latino "Re-Ligare", que significa "religação" com o divino. Essa definição engloba necessariamente qualquer forma de aspecto místico e religioso, abrangendo seitas, mitologias e quaisquer outras doutrinas ou formas de pensamento que tenham como característica fundamental um conteúdo Metafísico, ou seja, de além do mundo físico.

    Sendo assim o hábito, geralmente por parte de grupos religiosos de taxarem tal ou qual grupo religioso rival de seita, não têm apoio na definição do termo. SEITA, derivado da palavra latina "Secta", nada mais é do que um segmento minoritário que se diferencia das crenças majoritárias, mas como tal também é religião.

    HERESIA é outro termo mal compreendido. Significa simplesmente um conteúdo que vai contra a estrutura teórica de uma religião dominante. Sendo assim o Cristianismo foi uma Heresia Judáica assim como o Protestantismo uma Heresia Católica, ou o Budismo uma Heresia Hinduísta.

    A MITOLOGIA é uma coleção de contos e lendas com uma concepção mística em comum, sendo parte integrante da maioria das religiões, mas suas formas variam grandemente dependendo da estrutura fundamental da crença religiosa. Não há religião sem mitos, mas podem existir mitos que não participem de uma religião.

    MÍSTICA pode ser entendida como qualquer coisa que diga respeito a um plano sobre material. Um "Mistério".

    Bem acima esta o significado de algumas palavras que doravante citamos exaustivamente, agora vai o comentário devido sobre tal assunto, cara a própria palavra Religião significa religação (chama o Mario aquele bombeiro pra apertar a conexão da religação) foi mau eu não resisti a tentação. Mas agora voltando ao que é serio vejamos pelo lado pratico, se você necessita de uma religação com algo é porque um dia você esteve ligado a ele, obvio né! Mas ai vai a parte tosca da coisa, como alguém igual a você pode delimitar quando onde e o que será certo de se fazer para ser fazer esta tal religação.Abre-se aqui um pequeno precedente que posso citar de experiência própria, a bíblia diz que a igreja é o corpo de "Cristo" e que esta união se faz porque um só é fraco vários são fortes. Lindo o pensamento de varias pessoas se ajudando mutuamente entre si e gerando assim conforto para um grupo.Mas ai vem a parte podre da coisa o homem tem por base o habito ou a mania de sempre deturpar ou estragar tudo em que coloca as mãos, exemplo disto a religião em si pense por um minuto no fato de tantas e tantas pessoas morrendo de fome e sede ao redor do mundo quando se tem pastores, papas, padres, pais de santo, entre outros se esbaldando em litros e litros de vinho e comendo quilos e quilos de carne em nome da "religação" que se fosse seguida nos parâmetros do seu primeiro propósito acredito estaríamos bem melhor. Então daqui parte minha igual indignação as religiões como um todo, pois que eu me lembre deixar de ver os desenhos no domingo de manhã era no mínimo tortura para ficar sentado na escola dominical.
    E para finalizar só posso dizer que me Desculpem todos que não compartilham da mesma opinião, mas que possam estar dando uma pequena pesquisada e refletindo sobre o dito assunto!!

    ResponderExcluir