segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Cinema: Lá e cá..

homem-de-ferro2Já disse aqui o quanto desaprovo o modelo criativo (ou a falta dele) que Hollywood vem atravessando, já faz quase uma década que o sinal de alerta baixou nas mesas dos executivos dos grandes estúdios de outrora e estes gritam de pavor quando vêem um roteiro ou idéia original. Não é difícil perceber isto quando olhamos os últimos grandes lançamentos provindos dos caras, ou é um remake inacreditavelmente desnecessário de um bom filme europeu / oriental ou qualquer coisa de duas horas de duração sem argumento ou roteiro mas, recheado de explosões e efeitos em CGI, como exemplo mor temos a abominação Homem de Ferro 2.

Não é atoa que os últimos bons filmes estadunidenses que vi e que sou capaz de recomendar são produções independentes de baixo orçamento, como o excelente Sideways por exemplo.

tropa-de-elite02A questão é que nosso país vinha muito bem , obrigado, mantendo sua hj_dia_mariaidentidade cultural em suas produções, mostrando que não é necessário comprometer o conteúdo quando se investe em qualidade técnica, exemplos melhores que Cidade de Deus e Tropa de Elite nos cinemas e Hoje e Dia de Maria na Tv não existem.

O cinema europeu soube intercalar qualidade e conteúdo sem se render a babaquice hollywoodiana e mantem um nível técnico excelente mesmo em obras mais complexas e viscerais que o público de Pedro Almodóvar conhece bem.

Não sei se esta tendência de copiar o cinema pé-de-chinelo americano com seus roteiros para boi dormir vai tomar nosso pais de assalto, filmes como Segurança Nacional, Nosso Lar e a já citada série A Cura  me dão esta impressão, tomara que esteja errado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário