terça-feira, 22 de junho de 2010

Corra, Lula, corra.

A grande piada norte americana já não esconde os motivos pelos quais se embrenha e faz e desfaz no oriente médio. O petróleo está acabando e eles querem o ultimo suspiro da coisa. Irã e  Brasil (bem como o resto do mundo) sabem disto e para pequenos mortais do sul – politicamente falando – a única forma de peitar o poderio massificante americano é fazendo panelaço midiático internacional.

Pode ser que não funcione mas ao menos mostra que o caminho parece ser este. A campanha neo nazista americana pelo controle do dinheiro preto é antiga e cada vez mais descarada, Afeganistão e Iraque que o digam, nem tempo de reação tiveram. Irã e aliados sabendo que eram os próximos da lista – algo que bush (sim, em minúsculo) nunca escondeu – correram em busca de apoio e o encontraram justamente em quem, como eles, não tem nada a perder.

Brasil e Turquia sabem o quanto podem ganhar em contratos e acordos bilaterais com este apóio caso sobre alguma coisa do Irã depois que a nuvem negra passar. E sabem que mesmo para os filhotinhos de obama (também em minúsculo) uma interposição deste nível não pode ser totalmente ignorada.

A Otan, esta sim, mostra a que veio, ser o escudo ianque para crises internacionais, para no fim tudo acabar em uma grande pizza recheada de gente mutilada e bolsos ainda mais cheios de dinheiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário